"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Pasta de dente natural sem flúor com óleo de coco

Para você que está buscando alternativas mais naturais e com ingredientes caseiros, a receita de hoje é de uma pasta de dente que tem apenas dois ingredientes: o óleo de coco e o bicarbonato de sódio. Essa pasta tem um sabor salgado por causa do bicarbonato, por isso a receita traz também as opções de colocar gotinhas de óleo essencial de hortelã para refrescar e o adoçante stevia para quem não gosta do sabor salgado do bicarbonato.

"Em pesquisa recente, cientistas testaram o óleo de coco na bactéria steptococcus mutans – responsável por causar erosão dental – e descobriram que o líquido da fruta é capaz de matar esta bactéria prejudicial aos dentes devendo, em breve, ser o ingrediente principal das pastas de dente e dos enxagues bucais". (Site Comendo com os Olhos)

"O óleo de coco tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e foi comprovado que ele combate bactérias nocivas para a boca. O bicarbonato de sódio, por sua vez, tem duas funções: ele retira através da abrasão a placa dos dentes, reduzindo casos de gengivite e por ser alcalino, cria um ambiente com Ph inadequado para a proliferação das bactérias". ( Blog Um ano sem lixo, da Cristal Muniz)

Ingredientes
3 colheres de sopa de óleo de coco sólido
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
10-15 gotas de óleo essencial de hortelã (opcional)
2 colheres de chá de adoçante natural stevia (opcional)
Como fazer
Misture tudo em um pote (preferencialmente de vidro). Aplique com uma colherinha a quantidade parecida com a da pasta de dente normal na sua escova. Se o óleo de coco estiver líquido, deixe ele em geladeira até solidificar. Guarde no potinho no banheiro. Essa quantidade dura cerca de 1 mês para 1 pessoa adulta.
Ficou assim. Coloquei em um vidrinho pequeno desses de papinha de bebê.
Essa receita fiz há alguns dias, por isso o vidro não está cheio.
Dicas:
Lavar a pia com água quente e sabão de coco frequentemente, porque o óleo de coco se deposita ali.
A escova também fica engordurada, você pode passar água quente nela ou como eu faço, que é lavá-la com sabão de coco após cada escovação.

Eu fiz e aprovei. Como não tenho nenhum problema com o gosto salgado do bicarbonato de sódio, não coloquei o óleo essencial e nem o adoçante.
Essa receita aprendi AQUI

Outras receitas de pasta de dente natural

1) Óleo de coco
Misture 2 colheres de sopa de óleo de coco, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo essencial de hortelã, 1 pitada de pó de estévia (melhor usar as folhas de stevia seca e pulverizada). Use uma 1 colher de chá para aplicá-lo sobre a escova sem contaminar o resto do vidro, porque o óleo de coco pode ficar rançoso. Aconselho a guardar na geladeira.
2) O óleo de neem
Para preparar este creme dental você terá que misturar a 1 xícara de óleo de coco, ¼ xícara de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo ou extrato de neem, 1 colher de chá de óleo essencial de hortelã ou canela. Se o óleo de coco estiver sólido, será bom derretê-lo em banho-maria para misturar bem os outros ingredientes.
3) Pasta de dentes com água oxigenada
Você pode usar água oxigenada para ajudar o clareamento do esmalte dentário e a desinfeção de sua cavidade bucal. Use uma vez por semana. Misture 2 colheres de chá de água oxigenada a 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio, até formar uma pasta homogênea. Você poderá adicionar uma gota de óleo essencial de hortelã.
4) Creme dental de bicarbonato de sódio
Este é um remédio muito simples, para usar como uma pasta dentífrica branqueadora, uma vez por semana. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água, mexa e deixe sua escova de dentes na solução por um tempo e em seguida, escove seus dentes.

Fontes:
http://www.umanosemlixo.com/2015/10/escovando-os-dentes-sem-produzir-lixo-receita-de-como-fazer-pasta-de-dentes-em-casa-natural-sem-fluor-com-oleo-de-coco-e-bicarbonato-de-sodio.html
https://www.greenme.com.br/como-fazer/3373-pasta-de-dente-feita-em-casa
http://comendocomosolhos.com/cientistas-revelam-que-oleo-de-coco-e-melhor-que-qualquer-pasta-de-dente/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...