sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Dicas fáceis para organização e limpeza do quarto

O quarto é o nosso local de descanso e onde reabastecemos as nossas baterias com o sono. Também pode ser o nosso local de leitura ou onde produzimos os nossos "escritos". Para que o ambiente fique relaxante e tranquilo,  é importante que seja um ambiente limpo e organizado. Costumo seguir algumas dicas, que tem me ajudado muito nessa tarefa.
Imagem: Pinterest
Rotina de limpeza no quarto

Toda manhã, pegue e leve embora tudo o que não pertence ao quarto, como copos, pratos, biscoitinhos, etc. Arrume a cama, que é uma tarefa que pode ser feita em apenas um minuto.
Antes de dormir, invista uns poucos minutos para pendurar ou guardar as roupas que você ainda vai usar e coloque o resto no cesto de roupa suja ou no saco que você vai levar para a lavanderia.
Ao menos uma vez por semana, abra as janelas para arejar todos os quartos de dormir. Sua faxina semanal deve incluir as seguintes tarefas:
* Arrumar a parte superior da cômoda.
* Guardar as roupas limpas.
* Espanar as tapeçarias e objetos de decoração.
* Lustrar todos os móveis de madeira.
* Tirar a poeira das lâmpadas, globos e cúpulas do abajur.
* Trocar lençóis e fronhas.
* Limpar as tomadas e os interruptores de parede.
* Sacudir todos os tapetes pequenos.
* Passar aspirador no chão.

Quando estiver limpando o chão do quarto, varrer embaixo da cama e verifique se não rolou para baixo dela alguns calçados ou outros objetos. Use um pano úmido para retirar a poeira do chão onde não houver carpete ou outro tipo de revestimento. Ao menos uma vez por mês, limpe os rodapés com um pano molhado. Tire a roupa de cama e lave, inclusive o travesseiro.

Arrumação de roupeiros e gavetas

Em vez de esperar um dia em que você tenha tempo para arrumar os roupeiros e as gavetas, o melhor é investir de 10 a 15 minutos por dia nessa tarefa, até estar com tudo arrumado. Enfrente uma tarefa de cada vez. Faça doação das roupas que você não usa mais.
Calçados. Doe os calçados que não usa mais e que estão em bom estado. Jogue no lixo aqueles que estão muito gastos e velhos. Guarde o resto. Organize os calçados por tipo (de trabalho, de passeio, esportivos) ou por cores. É bom ter uma prateleira, caixas empilhadas, saco ou sapateira para guardá-los. Caixas de plástico empilháveis protegem os sapatos da poeira e facilitam o trabalho de encontrar determinado par.
Você pode comprar essas caixas organizadoras(Pinterest)
Pode decorar a caixa do próprio sapato
Ou colocar um plástico transparente, fazendo uma espécie de janela para enxergar o calçado (Pinterest - Vila Mulher)

Acessórios. Guarde as bolsas, cintos e lenços num lugar só. Deixe à mão apenas aqueles que você costuma usar. com frequência. Doe ou venda aquilo que você não usa mais e que está em bom estado.
Se você tem muitas bolsas para guardar(Pinterest)
Roupas
a) Guarde as roupas fora da estação em separado ou no fundo do roupeiro. Aqui no Rio Grande do Sul temos invernos frios e chuvosos e verões quentes e abafados, então é muito necessário a separação das roupas por estação, já que os casacos são peças pesadas e que ocupam espaço.
b) Separe as roupas que precisam de conserto. Reserve um horário para fazer os consertos das roupas. Leve para uma costureira o que você não tem condições de consertar. Ou dê outra utilidade para elas. Camisetas velhas, por exemplo, são ótimos panos de limpeza, meias usadas lustram bem, enfim, use a sua criatividade para achar novos usos para as peças descartadas.
c) Experimente o que sobrou. Reserve um tempo para experimentar o que está no seu guarda-roupa e procure ficar com as peças que você mais gosta e que lhe caem bem. Doe ou venda o resto. Se você usa uma roupa eventualmente, guarde-a junto com as roupas fora da estação para ela não ficar ocupando espaço.
d) Separe roupas semelhantes e pendure-as juntas. Pendure todas as calças juntas e faça o mesmo com jaquetas, saias, blusas e vestidos. Você pode também organizar por cor as várias categorias de roupas.
Um roupeiro organizado (Pinterest)
Cômoda
a) Desocupe as gavetas. Use o mesmo método que usou para arrumar o roupeiro: tire as roupas que não servem mais, as coisas que não gosta ou não usa e peças fora da estação. Experimente tudo que sobrou. Só guarde nas gavetas as roupas que vestem bem.
b) Organize as gavetas. Guarde suas lingerie nas gavetas de cima e as peças mais pesadas nas gavetas de baixo. Reserve uma gaveta para cada tipo de roupa, como camisetas ou moletons. Se as gavetas estiverem cheias demais, instale prateleiras para ter espaço para guardar suéteres.
As roupas íntimas podem ficar na gaveta de cima da cômoda (Pinterest)
Imagem: Listotic

Armários e gavetas perfumados. Você pode usar sachês ou um produto para perfumar lençóis, por baixo do forro das gavetas e nas prateleiras do guarda-roupa.
Dicas para tirar cheiro ruim de armários e gavetas
Imagem: Lar Natural
Para tirar cheiro ruim do guarda-roupa e prevenir mofo, faça uma limpeza 1 vez por mês com vinagre de álcool branco: aplique em um pano e passe por todo o guarda-roupa, deixando evaporar com as portas abertas.
Para casos mais graves, tire todas as roupas do armário, ferva 1 litro de vinagre de álcool e coloque a vasilha dentro do armário, feche as portas e mantenha-as assim por 1 hora, depois passe um pano umedecido com o vinagre em todas as partes do armário: portas, prateleiras, gavetas, etc., e deixe arejar e secar por 2 horas. O mesmo vinagre pode ser fervido por até 5 vezes sem perder eficiência.
Espalhe vidrinhos com cal ou sal refinado de cozinha para diminuir a umidade.
Como preparar seu recipiente que tira a umidade do ambiente, AQUI.

Aromatizador de ambientes caseiro
Imagem: Pinterest
AQUI como fazer um aromatizador de ambientes e as essências recomendadas para os quartos.
AQUI organizadores de gavetas feitos com material reciclável.

Fonte - livro: SMALLIN, Donna. Casa limpa e arrumada: Organize-se para cuidar da limpeza sem deixar de viver. Editora Gente.
Fonte - internet: Pinterest, Lar Natural.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...