sábado, 7 de janeiro de 2017

Lavar roupa de forma ecológica

Uma vida mais amiga do ambiente não implica sacrifícios, mas uma mudança na mentalidade e nos hábitos em ações do cotidiano simples como lavar a roupa. Abaixo dicas preciosas de como lavar a roupa de forma ecológica:

Sempre que possível, lave a roupa em água fria, que fica tão bem lavada como se fosse utilizada água quente. Além disso, apresenta três vantagens ecológicas: poupamos energia, dinheiro e prolongamos a vida útil do vestuário. Lavar a roupa em altas temperaturas deve ser uma exceção e não a regra. 

Utilize detergentes e amaciadores para a roupa amigos do ambiente, ou seja, produtos que sejam biodegradáveis e que não contêm água sanitária, corantes, aromas e ingredientes que têm na sua base petróleo. Respeite as doses indicadas nas embalagens dos detergentes e amaciadores para evitar o desperdício.Para dar um cheirinho bom às roupas, distribua nas gavetas as bolinhas de cedro, que também repelem insetos, como traças. Evite pôr sabonete porque fica velho e derrete, provocando estragos. Já o frasco de perfume vazio exala o aroma sem manchar a roupa. Outra opção é o sachê com essência. 

Evite usar água sanitária, substituindo-a por água oxigenada a 3% (10 volumes), que tem o mesmo efeito, mas é uma alternativa muito mais ecológica. Adicione 1 copo de água oxigenada à máquina sempre que lavar roupa branca e, nestes casos, pode e deve utilizar água quente. Outra alternativa amiga do ambiente à água sanitária é o sumo de limão: adicione ½ copo à lavagem de roupa branca.

Confeccione o seu próprio detergente de roupa 100% natural:

Sabia que o vinagre é um amaciador de roupa 100% natural? Basta adicionar ½ copo de vinagre branco a cada lavagem e, se quiser, pode perfumá-lo com algumas gotas do seu óleo essencial preferido. 

Não precisamos adquirir tira-manchas químicos, podendo remover as manchas da roupa utilizando produtos naturais e ecológicos como, por exemplo, bicarbonato de sódio, bórax ou vinagre.

Na hora de secar roupa, a forma mais ecológica de o fazer é ao ar livre, preferencialmente numa corda ou em cabides de madeira – evite os estendais de plástico. As máquinas de secar roupa são enormes consumidoras de energia, o que também se reflete na conta da eletricidade. Se não tiver alternativa, pode minimizar os efeitos das máquinas de secar roupa no meio ambiente efetuando o máximo de secagens seguidas, de forma a aproveitar o calor acumulado.

Evite levar roupa para a lavandaria, lavando peças mais delicadas à mão ou artigos de tamanho grande (como tapetes) no quintal, usando um balde de água, detergente ecológico e uma vassoura.

Lavar a roupa de forma ecológica também passa por adequar o programa da máquina de lavar roupa à carga de roupa em si, o que se traduz num desgaste menor da roupa, poupança de energia e de água.

Respeite o ambiente e diminua o consumo de eletricidade ao colocar a máquina de lavar e/ou de secar a trabalhar apenas durante os horários mais econômicos. Uma vez que a maioria dos modelos são programáveis, é possível efetuar este gesto ecológico a qualquer hora do dia. Viva sempre uma vida mais verde, mesmo quando trata da roupa suja!
                                                                                  (Uma Vida Verde adaptado)
Receitas

Detergente  para roupa 100% natural
Desfaça um sabonete puro (use um ralador ou picadora)
Coloque-o num tacho que possa ir ao fogo e cubra o sabonete com água.
Aqueça em fogo brando, mexendo sempre até o sabonete dissolver por completo.
Noutra panela, aqueça cerca de 9 litros de água e despeje para um balde ou outro recipiente de grandes dimensões.
Adicione o sabonete derretido e ainda quente a essa água e mexa bem
Junte ½ copo de bórax e 1 copo de carbonato de sódio (atenção que não é a mesma coisa que bicarbonato de sódio, mas também pode ser adquirido em supermercados e drogarias) e mexa bem. Deixe esfriar.
Uma vez frio, esta mistura vai apresentar o aspecto e a textura de um gel – deve tapar o balde/recipiente e sempre que lavar roupa deve agitar bem antes de adicionar ½ copo deste detergente ecológico a cada lavagem.

Amaciante de roupa ecológico
Confeccione o seu próprio amaciante de roupa ecológico:
Junte 1 copo de bicarbonato de sódio
2 copos de água num balde ou outro recipiente fundo
Misture bem e vá adicionando 1 copo de vinagre branco
Adicione 1 ou 2 gotas de óleo essencial para perfumar e transfira o amaciante para um frasco ou embalagem com tampa
Antes de colocar 1/3 copo na máquina de lavar roupa, agite bem.

Para dar um cheirinho bom nas gavetas de roupas
Para dar um cheirinho bom às roupas, distribua nas gavetas as bolinhas de cedro, que também repelem insetos, como traças. Evite pôr sabonete porque fica velho e derrete, provocando estragos. Já o frasco de perfume vazio exala o aroma sem manchar a roupa. Outra opção é o sachê com essência.

Aromatizante de roupas caseiro
Você vai precisar de:
700 ml de água deionizada, destilada ou mineral
200 ml de álcool de cereais
80 ml de essência de sua preferência
Corante de sua preferência
Embalagem plástica com borrifador
Como fazer:
Misture em um recipiente a água, o álcool e as essências. Em seguida, coloque cinco gotinhas de corante. Feito isso, coloque a solução em uma embalagem com borrifador e você já pode deixar suas roupas mais cheirosas.
Receita caseira de água de passar roupa
Ingredientes
500 ml de água mineral
200 ml de álcool de cereais ou base para perfume (fica melhor ainda, porque tem o fixador)
1 colher (sopa) de amaciante para roupas
30 gotas de óleo essencial de sua preferência
Modo de fazer
Em um recipiente, misture todos os itens acima e, depois, coloque um pouco em borrifador bem limpo. Está pronta.

Sabão líquido ecológico para lavar roupas
Como preparar um sabão eficiente, ecológico e líquido, que pode render ainda mais que o sabão em pedra.
Materiais necessários:
– 1 sabão em pedra (de coco ou, preferencialmente, um caseiro)
– 3 colheres de bicarbonato de sódio
– Uma panela grande
– Um ralador
– Um filtro ou peneira
– 3 litros de água
– Óleo de essência de limão ou outro aroma de sua preferência
Como fazer:
O primeiro passo é ralar o sabão. Ele pode ter 200 gramas. Em seguida, coloque as raspas em um litro de água quente. Ainda com o fogo ligado, espere as raspas se dissolverem para adicionar o bicarbonato de sódio. Espere a mistura descansar por uma hora.
Acrescente um litro de água morna e passe a mistura por um filtro ou peneira fina para coar os pedaços não dissolvidos. Logo depois, aplique algumas gotas de óleo de essência de limão e junte com um litro de água fria.
Para finalizar, agite a mistura e deixe que ela descanse por mais um tempo. Em seguida, divida o produto em potes menores para utilizar na lavagem de roupas.
Alveja e limpa da mesma forma que os sabões industriais com a grande vantagem de não poluir nosso corpo e o nosso planeta.

Oxyclean (Vanish) caseiro
1 xícara de água
½ xícara de água oxigenada 10 volumes
1/2 xícara de bicarbonato de sódio
Misture muito bem e guarde num vidro bem fechado.
É  muito eficaz para tirar manchas se não colocá-lo diretamente na máquina de lavar. Então eu colocar a fórmula diretamente sobre a mancha. Deixo as roupas de molho por uma tarde. Depois colocar na máquina de lavar roupa e lavar normalmente.

Sabão em pó caseiro - como fazer
Sabão em pó caseiro, que não desbota suas roupas e o custo beneficio é excelente!
O sabão em pó caseiro é super fácil de fazer, só necessita de 02 (dois) ingredientes.  O sabão em pó do supermercado muitas vezes não são eficientes e agridem o meio ambiente, sem falar que prejudica o tecido e irrita nossa pele. Por isso devemos evitar o contato prolongado do sabão em pó industrializado com a pele, se você ler as instruções de uso perceberá o perigo que corre: evite aspirações, inalações, contato prolongado com a pele. Com essa receita você não vai ter que gastar um fortuna com sabão em pó industrializado.
A receita abaixo é indicado tanto para roupas coloridas como  para roupas brancas ou encardidas:
1 barra de sabão de coco 200gr (sabão de coco de boa qualidade)
400 gr de bicarbonato de sódio ( você pode substituir por bórax ou carbonato de sódio (a mesma medida).
Modo de fazer: 
Rale todo o sabão de barra e vá adicionando o bicarbonato de sódio, mexa bem até quando estiverem bem misturados. Logo após, guarde em recipiente bem fechado (eu guardo num balde com tampa).
Atenção: 
Se você ralar 1 copo de sabão, acrescente a mesma medida de bicarbonato de sódio.
AQUI um vídeo explicando o passo a passo.

Lavar e tirar manchas de pano de prato
O blog Recriando - Dicas e Ideias ensina como fazer. Veja AQUI.

Fonte: Uma Vida Verde, Harmonização de espaços, Dicas de mulher, Ciclo Vivo, Ecycle, Fran Adorno, Mulher Preciosa, Coisas da Léia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...