terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Como organizar a despensa

Organizando a despensa

Os alimentos enlatados ou industrializados devem ser mantidos em lugar fresco e seco, longe da luz. Não os guarde em armários próximos do fogão nem em prateleiras muito altas, perto do teto. Reserve em sua despensa prateleiras ou setores para cada tipo de alimento. Dessa forma, será fácil estocar os mantimentos.

Antes de iniciar a arrumação, retire tudo do armário da sua despensa. Jogue fora o que estiver vencido e passe adiante o que não vai usar. Forre as prateleiras para mantê-las limpas. Guarde as embalagens abertas de biscoitos, arroz, feijão, açúcar e outros mantimentos secos em potes empilháveis de plástico transparente , assim poderá ver o conteúdo sem ter que abri-los. Se usar farinha integral não a guarde na despensa, pois precisa de refrigeração para não ficar rançosa. Se encontrar alimentos estragados, jogue-os fora e limpe a área com uma solução suave de água e vinagre.

Para manter os mantimentos bem visíveis, instale prateleiras de metal moduladas nos armários da despensa ou prateleiras giratórias simples e duplas. Nas prateleiras, arrume latas, garrafas e caixas com os rótulos voltados para frente. Se adotar prateleiras giratórias, ponha as embalagens mais altas no centro, bem como mantimentos menos usados. Quando fizer compras e guardá-las, deixe os alimentos mais velhos na frente das prateleiras. Mantenha suprimentos similares, como farinhas, em latas ou caixas de plástico para que fiquem mais acessíveis.

Os enlatados podem ser um problema em sua despensa. Devido à profundidade das prateleiras, não é prático enfileirar as latas umas atrás das outras, pois você não vê e acaba esquecendo o que há no fundo. Os organizadores profissionais recomendam estocar os enlatados em prateleiras especiais de três níveis, que parecem uma pequena escada. Esse produto é adaptável à largura do armário e permite a visão completa do estoque de conservas. Uma prateleira ou uma pequena estante externa para os enlatados também é uma boa escolha, principalmente para deixar à mostra os mantimentos.
Organizadores de enlatados
Depois de organizá-los coloque rótulos nas prateleiras, conforme o seu conteúdo, para que os outros membros da família encontrem e guardem facilmente os mantimentos. Rotule as prateleiras depois que a arrumação estiver pronta, pois àsvezes, durante o processo, você pode descobrir um arranjo melhor para a sua despensa.

Se suas prateleiras forem bem fundas, coloque os que usa menos atrás e deixe os mantimentos de maior consumo na frente. Se seus armários tiverem portas, adapte na parte interior delas algumas prateleiras de metal para estocar miudezas.
Os alimentos são rotulados e os de uso frequente ficam na frente.
Verifique seus temperos e condimentos. Abra os potes e frascos e cheire-os. Se não houver cheiro não haverá sabor. Descarte  o que estiver vencido. Você pode comprar porta temperos que se prendem  na parede ou no lado interno das portas do gabinete da pia ou fazer uso de prateleiras giratórias. Há também suportes de metal adaptáveis à parte inferior das prateleiras. Deixe as embalagens dos temperos com o rótulo voltado para a frente. Agrupe os condimentos similares, como noz-moscada, canela, cravo da índia, e deixe as embalagens maiores atrás das menores. Você pode também enfileirar os temperos em pequenos pacotes, com os rótulos voltados para frente, numa caixa e acomodá-las numa prateleira.
Organizador de temperos e de enlatados
Outra ideia para organizar os condimentos
Com prateleiras organizadas fica fácil achar o que precisamos.
Etiquetas para os mantimentos
Fonte: Mulher Preciosa

Fonte: SMALLIN, Donna. Organize-se: Soluções simples e fáceis para vencer o desafio diário da bagunça.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...