quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sabão caseiro

Faz um tempão que estava à procura de um sabão caseiro que não contivesse sebo ou qualquer outro produto animal em sua fórmula. Encontrei no excelente essa receita. Com ela você economiza e reaproveita o óleo usado que normalmente as pessoas jogam fora poluindo as nossas águas.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o óleo jogado nos esgotos, por ser um material mais leve do que a água, forma uma camada na superfície no local onde os efluentes são despejados. Desse modo, cria uma barreira que dificulta a penetração da luz e do oxigênio na água.
Isso compromete a qualidade das águas e o desenvolvimento dos organismos do plâncton, que são a base da cadeia alimentar, prejudicando a vida dos peixes. Há outros problemas causados pelo descarte do óleo de cozinha, tais como o entupimento da rede de esgoto e o consequente mau funcionamento das estações de tratamento.
Em decorrência disso, é necessário o emprego de outros produtos poluentes para retirar o óleo e desentupir os canos, resultando numa sequência crescente de poluição e de custos para reverter a situação.

Receita (Projeto Mão na Terra)
- 4 litros de óleo
- 2 litros de água quente
- 1 copo de detergente líquido de coco (300ml)
- 1/2 kg de soda caustica
Modo de preparar:
Em um balde de plástico dissolva o detergente e a soda cáustica na água quente. Coloque o óleo já coado e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos). Despejar em formas de plastico e, após 2 dias, cortar os pedaços. Esperar 1 semana para uso. A receita rende aproximadamente 30 pedaços de sabão.
Observação: Cuidado com a soda caustica, pois é um produto químico corrosivo e deve ser manuseado com segurança para não causar queimaduras. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente.

Sabão caseiro (Embrapa)
Ingredientes:
– 1 balde de plástico de 25 litros
– 1,5 litro de água quente
– 6 litros de óleo de cozinha usado
– Essência aromática (opcional)
– Peneira plástica
– 1 kg de soda cáustica em escamas (teor de 99%)
– Bastão de madeira
– Caixas de papelão
– Plásticos
Modo de preparo:
Coe o óleo através da peneira, despeje no balde e misture a essência aromática. Acrescente toda a soda cáustica e mexa com o bastão de madeira. Se tiver restos de sabão ou sabonete, eles também podem ser adicionados.
Acrescente, devagar, a água fervente e continue misturando por uma hora, até começar a engrossar. Despeje o conteúdo nas caixas de papelão forradas com plásticos, para facilitar na hora de desenformar. Deixe descansando por um dia até o sabão endurecer e, quando estiver firme, corte em barras.
Deixe o sabão descansar por pelo menos três semanas antes de começar a usar, para que as reações químicas do processo terminem e diminua a ação da soda, tornando o sabão próprio para o uso.
Mas tenha cuidado. A soda cáustica é um reagente nocivo e corrosivo. É preciso usar luvas, avental, sapato fechado e óculos de segurança para proteção do corpo, mãos e olhos, uma vez que o contato do produto com a pele provoca queimaduras graves.
Como as reações químicas envolvidas no processo produzem calor, é preciso tomar cuidado ao misturar e despejar o sabão. Prepare o sabão em local aberto ou ventilado para evitar contaminação.

Sabão de Erva-Doce Órbita Terra)
Ingredientes:
-5 litros de óleo usado e coado
-1 copo americano de fubá
-500 ml de detergente líquido de coco
-1 litro de soda cáustica líquida
-1 litro de água fervente
-essência de erva doce
Modo de Preparo:
Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de misturados acrescente a água fervente e a essência de erva doce e continue mexendo por 40 minutos sem parar.
Coloque a massa na forma e deixe descansar por dez dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente.
Sabão em barra com óleo e álcool
1 kg de soda cáustica em flocos
2 litros de água
4 litros de óleo de cozinha
1 litro de álcool
5 ml de essência
Essa receita é famosa.
Se preferir, você pode colocar elementos decorativos, como ervas aromáticas, especiarias, flores secas, conchas etc.
Coloque no balde a soda cáustica e adicione lentamente 2 litros de água quente. Misture com muito cuidado utilizando a colher de pau até a soda cáustica dissolver completamente. Junte os 4 litros de óleo e continue mexendo por 20 minutos.
Acrescente o álcool e a essência. Se quiser, este é o momento para colocar elementos de decoração. Misture até obter uma pasta consistente.
Despeje o conteúdo em um caixote de madeira forrado com um pano ou em formas, espalhe bem e acomode a pasta dentro do recipiente. Deixe secar por no mínimo 24 horas. Após a secagem, corte o sabão no tamanho desejado e enrole os pedaços em papel filme.

Sabão líquido com óleo e álcool
2 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de álcool
1/2 kg de soda em flocos ou escamas
É o mais rápido de ser feito.
Em um balde misture o álcool e a soda, depois, acrescente o óleo e mexa até fica homogêneo. Aguarde aproximadamente 30 minutos e acrescente dois litros de água fervente e dissolva o conteúdo.
Depois, misture 20 litros de água em temperatura natural. Guarde em recipientes. Este sabão é ótimo para limpeza geral.

Sabão com óleo e amaciante:
É o mais cheiroso.
5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
200 ml de amaciante para roupas
1 kg de soda cáustica em flocos
Coloque a soda cáustica em um balde, em seguida, coloque a água fervendo e mexa até que a soda seja diluída. Acrescente o óleo aos poucos, em seguida coloque o amaciante e misture bem. Coloque em recipiente para secar e depois corte em tabletes.

Sabão com óleo e detergente:
É o mais econômico.
6 litros de óleo usado
1 litro de soda cáustica líquida
1 litro de detergente de coco
Despeje todo o conteúdo em um recipiente plástico. Não mexa. Despeje o conteúdo em outro recipiente e troque de recipiente, passando de um para o outro por quatro vezes. Não passe mais vezes, pois a mistura endurece e fica difícil tirar do recipiente. Despeje em uma caixa de papelão e espere até secar.

Sabão com óleo e coco:
2 litros de óleo de cozinha
500g de soda cáustica
2 cocos secos frescos
700 ml de água
125 ml de álcool
Bata no liquidificador a água e o coco até virar uma massa de grãos bem finos ou um creme homogêneo. Ferva este creme até reduzir a 3/4 da quantidade inicial, transformando-o em um creme de coco.
Esquente o óleo em uma panela, e coloque junto com o creme de coco em um balde. Acrescente a soda cáustica e misture até diluí-la completamente. Misture o álcool e mexa por 40 minutos.
Despeje o conteúdo em um recipiente liso forrado com papel manteiga. Aguarde endurecer e corte em tabletes.
Sabão de abacate:
Esse sabão pode ser usado na pele.
5 kg de polpa de abacate
1/2 kg de sebo derretido ou banha
400 g de soda cáustica
150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)
Quando o abacate estiver maduro, corte-o no meio e separe o caroço e a casca da massa. Coloque toda a massa em uma vasilha limpa e acrescente a soda, o sebo e o breu. Mexa durante uma hora. Coloque numa caixa forrada com plástico ou em formas e deixe no mínimo 24 horas para secar. Corte em barras.
Para obter maior consistência, deve-se acrescentar duas ou três colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.
Antes de usar na pele, espere pelo menos um mês, o tempo faz com que o poder corrosivo da soda cáustica neutralize. O abacate possui óleos importantes, benéficos para a pele.

SABÃO DE CINZA ECOLÓGICO

Ingredientes:
• 1 litro de óleo de cozinha usado.
• 250 ml de água para a soda cáustica
• 3 litros de água para a coada das cinzas
• 1,5 kg de cinzas de madeira
• 150 g de Soda Cáustica em lasca por litro de óleo
• Aditivos: perfumes, flores, amido, ervas secas ou verdes, tinturas, óleos essenciais, etc...
• 2 vasilhas de vidro de pelo menos três litros
• molde
• plástico para os moldes
• Coador de papel
Como preparar o óleo reutilizado
Armazene o óleo em recipientes secos e deixe repousar por alguns dias. A maior parte da sujidade ficará sedimentada no fundo do recipiente.
Pode ainda aqueça o óleo e filtrar em coador de papel mas é um processo demorado e não vai ficar mais limpo do que o processo de sedimentação.
Como preparar a calda da soda Cáustica
Sempre adicione a solução de soda cáustica à água sob constante agitação. Nunca adicione água à solução de soda!
Algumas precauções básicas devem ser estritamente observadas.
O uso de óculos e de luvas, e se a solução de soda cáustica molhar a pele ou cair nos olhos, lave imediatamente e cuidadosamente com muita água limpa e procure um médico!
Como preparar o sabão "médio duro"!
1 - Colocar as cinzas em uma peneira fina ou um balde com pequenos furos , acamar bem.
2 - Apertar as cinzas contrao fundo e colocar a água, deixar coar sem mexer. Deixe coando toda a noite.
3- Ferver a água coada por 4 horas em fogo baixo e v ai reduzir até 0,5l.
4 - Fora do fogo: Juntar a água das cinzas fervida com o óleo morno mexer bem.
5 - Despeje lentamente a solução de soda cáustica no óleo, misturando constantemente. Imediatamente terá uma reacção: a mistura ficará mais clara e depois de alguns instantes ficará cremosa.
Continue mexendo até que a mistura com consistência de maionese.
6- Se quiser é nesta fase que vai usar os aditivos
7- Ainda com a consistência cremosa colocar o sabão no molde. Pode ser uma caixa forrada com plástico para depois endurecer cortar em barra ou pode usar moldes menores próprios
O endurecimento dependerá da temperatura ambiente. Com aproximadamente 20 °C uma noite será o suficiente, para temperaturas mais baixas teremos de esperar mais tempo.
8- O sabão, por ser um produto de uma reacção química, inicialmente rápida, mas que continua lentamente por mais algum tempo, deverá ficar por pelo menos 20 dias em repouso para "amadurecer" antes de ser usado.
Dica: Podemos variar a quantidade de água da nossa receita.
1/2 de água para 1 de óleo = sabão duro
quantidade de água igual a quantidade de óleo = sabão muito mole
Se acrescentarmos farinha e ou amido ao sabão ele ficará com uma consistência mais rija, alem de fazermos mais barras de sabão com a mesma quantidade de óleo e de soda cáustica.
Imagem : Como vovó fazia
Sabão de erva doce e limão:
Não usa nem óleo, nem soda
50g de erva doce
1 litro de água
1 sabão de coco ou caseiro
1 colher de sal
1 casca de limão
Liquidifique o limão e o sal em pouca água, coe em um coador de pano e reserve. Rale o sabão e coloque para ferver junto com a água e a erva doce até que formem uma mistura única. Lembre-se de não usar uma panela de alumínio.
Quando o sabão derretido estiver morno, misture o suco da casca de limão e coe tudo. Mexa devagar e guarde em um pote fechado por uma semana antes de usar.

Sabão de fubá
A receita abaixo permite a confecção de, pelo menos, 32 pedras de sabão. Para atingir o ponto correto o ideal é usar o produto depois de uns três dias de feito – assim ele fica firme e a soda cáustica usada na mistura não causa problemas. No mais, quanto mais usado for o óleo (que deve ser devidamente coado), mais rápido a massa endurece.
Cabe um alerta: ainda que simples e econômico de fazer, há utilização (pequena) de produtos químicos, pelo que se aconselha o uso de máscaras e luvas cirúrgicas ao fazer os sabões.
Confira, abaixo, a receita para o sabão caseiro:
Materiais:
1 balde de cinco litros
1 cabo de vassoura
1 ou mais fôrmas para se colocar os cinco litros da massa
Luvas e máscaras cirúrgicas
Sacos de lixo (ou sacolinhas plásticas)
Ingredientes:
2,5 litros de óleo de cozinha já utilizado
½ litro de soda cáustica líquida
2 copos americanos de fubá
½ litro de água
1 copo americano de sabão em pó
½ copo americano de detergente líquido
Modo de Preparo:
Coloque as luvas e a máscara.
Após tomar os cuidados necessários, misture os ingredientes respeitando a ordem em que eles aparecem nesta receita, mexendo bem a cada ingrediente adicionado.
Em média, a mistura começa a endurecer após uma hora de mexidas constantes.
Coloque a mistura, ainda pastosa, na(s) fôrma(s).
Com mais duas horas o sabão já estará endurecido e pronto para ser cortado, em tamanhos e formatos variados.
Dica: Para o sabão endurecer mais rápido, trocar o ½ litro de água em temperatura ambiente por ½ litro de água fervente.

Sabão em pasta para louça

Ingredientes:
1/2 barra de sabão em pedra comum
1/2 barra de sabão de coco
1 litro de água filtrada
coloque tudo numa panela média. Leve ao fogo e deixe ferver até derreter todo o sabão. Assim que derreter, retire a panela do fogo e acrescente:
3 colheres ( sopa ) de vinagre
1 colher ( sopa ) de açúcar
3 colheres ( sopa ) de detergente líquido
Modo de preparar
Despeje numa vasilha que caiba toda esta mistura, deixe descansar de um dia para o outro que vai tomar consistência. Use para lavar suas louças e ariar o alumínio.
Essa receita da para usar durante 1 mês.

Importante:
Vale lembrar que é imprescindível tomar todo cuidado possível ao preparar as receitas com água quente e soda cáustica para evitar acidentes domésticos. A soda é um corrosivo e pode causar danos gravíssimos.

Fonte: Projeto Mão na Terra, Órbita Terra, Dicas de Mulher, Doutíssima, Legal, Como vovó fazia,  Receitas de produtos caseiros.
Imagem: Christopher Kubaseck

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho a receita de um sabão excelente:
01 kg de soda ( yara)
01 copo americano de sal
01 copo americano de açucar
02 litros de água ( temperatura natura)
4 litros de gordura (derretida) ou óleo de fritura ( o óleo tem que ser mais grosso)
coloque em um balde: a água, o açucar, o sal e a soda. mexa até dissolver, depois acrescente a gordura. mexa durante 30 minutos. corte no outro dia. rende 40 barras. é um dos melhores produtos recicláveis que ja fiz…

Anônimo disse...

ÓTIMA RECEITA DE SABÃO DE BARRA COM LEITE DE VACA

7lt. de óleo;sendo 5lt. de manteiga de animal e 2lt. de oleo
2lt. de leite de saquinho;
1kg.de soda sol
2 colheres de glicerina;
Modo de Fazer:
Colocar o leite e a soda misturar até dissolver as escamas, depois em outra vasilha ( balde ), adicionar a soda misturada com o leite no oleo aquecido e continuar a mexer bastante até criar uma espuma e mudar de cor e engrossar. Acrescente as 2 colheres de glicerina e mexa mais um pouco. Por nas formas e cortar quando começar a ficar firme e só usar depois de uma semana de curtido. Fica parecendo com sabão de coco . Ah! fazer na lua nova . OBS:. Colocar a soda devagar para não subir quando for mexer, e se subir colocar um pouco de oleo quente que abaixa. E não esqueça de usar máscara, luvas e óculos. Rendimento 50 pedaços

Kátia Borges de almeida disse...

A maioria das receitas de sabão caseiro não recomenda o uso do óleo de fritura de peixe, por causa do odor forte. Para reaproveitar, também, este resíduo, que geralmente vai para o lixo, pode-se preparar sabão caseiro, com a infusão de casca de limão.
A receitinha:

Coe o óleo da fritura de peixe, duas vezes, em filtro de papel, à temperatura ambiente.
Faça uma infusão da casca de 2 limões em 1 litro de água (de preferência, destilada) durante 10 minutos, e filtre-a, ainda quente.
Em um balde plástico de 10 litros, coloque 1Kg de hidróxido de sódio (ou soda cáustica ) e adicione a infusão de casca de limão, ainda quente, cuidadosamente, mexendo para que fique homogênea. (Proteja os olhos e as mãos)
Em seguida, acrescente 5 litros do óleo de fritura, e misture durante 5 minutos.
Para diminuir o pH do produto, adicione 1 litro de ácido clorídrico (ou ácido muriático) e mexa por mais 20 minutos.
Transfira a mistura para uma forma e deixe descansar por 3 dias.
Desenforme o sabão e corte-o em pedaços.
Com a utilização da infusão de casca de limão, o odor característico de peixe desaparece, no processo de fabricação do sabão. O uso de ácido clorídrico deixa um aspecto brilhante e o pH dentro das normas.



Uma leitora pediu-me uma orientação sobre como fazer sabão caseiro, com óleo de fritura de peixe, pois tem vários litros deste resíduo armazenado em casa. Bem, trago algumas dicas para retirar o odor de pescado e o reaproveitamento do óleo desta fritura. Ao final, uma receitinha de sabão feito com ele.

Como tirar o odor de peixe do óleo

Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:

rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...