domingo, 30 de maio de 2010

Os manguezais

        
Manguezais são terras planas, baixas e lamacentas, localizadas nas costas litorâneas das regiões tropicais, junto aos desaguadouros dos rios, no fundo de baías e nas enseadas. Estando em terrenos baixos e em contato com o mar, os manguezais contêm águas de baixo ou médio teor de salinidade. Os bosques de mangues, fixados sobre terreno lamacento, apresentam características muito particulares, como: temperaturas tropicais; área constantemente sob o controle e o fluxo das marés, que são de grande amplitude; depósitos volumosos de silte e areia fina, argila e grande quantidade de matéria orgânica, todos materiais típicos das áreas tropicais; baixos níoveis de energia cinética.

Os manguezais localizam-se na sua maioria fora dos litorais de mar aberto. Estão sempre associados às áreas de fortes mares, porém abrigados dos fortes ventos e das ressacas; caracterizam-se por uma vegetação halófita tropical de mata, com algumas poucas espécies especiais que crescem na vasa marítima da costa ou no estuário dos rios. Os manguezais de todo o mundo ocupam uma área de aproximadamente 20 milhões de hectares, distribuídos principalmente nas latitudes intertropicais. No Brasil, os manguezais espalham-se por toda a faixa litorânea, desde o Amapá até Santa Catarina.
        
Os manguezais são ecossistemas importantes  para as populações que vivem fixadas ao longo do litoral, por causa da grande quantidade de crustáceos, moluscos e peixes que vivem nos mangues.
As porções mais ricas em vida marinha são as situadas junto às costas dos manguezais. Por essa razão, são vitais para a fauna e a flora marinha. Além disso, os manguezais formam extensos reservatórios que podem minimizar a ação de ventos fortes, como os ciclones.
Fonte - livro: SCARLATO, Francisco Capuano e PONTIN, Joel Arnaldo. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação.
Imagem: Galeria de deltafrut

2 comentários:

Leonam Souza disse...

Parabéns Regina. Importante postagem. Os manguezais constituem-se na única fonte de renda para muitos brasileiros e é um ecossistema que fornece alimentos inigualáveis (gosto muito de carangueijo no toc-toc e na beira da praia). Os manguezais deveriam ser melhor estudados e preservados. Um grande abraço do Leonam

Regina Bolico disse...

Oi Leonam!
A devastação dos manguezais tem muito a ver com a sua localização, junto ao litoral, onde está grande parte da população brasileira.
Com relação a comer carangueijos, como boa vegetariana prefiro deixá-los onde estão.
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...