sábado, 6 de setembro de 2008

Voçorocas

          
As chuvas fortes também podem originar sulcos na terra. Se não forem controlados, esses sulcos se aprofundam a cada nova chuva e podem, com o escoamento que ocorre no subsolo, resultar em sulcos de enormes dimensões, chamados voçorocas (ou boçorocas), que podem atingir dezenas de metros de largura e profundidade, além de centenas de metros de comprimento. As áreas com voçorocas ficam impossibilitadas tanto para uso agrícola como urbano.
        
Para impedir a formação das voçorocas, a primeira ação deve ser o desvio do fluxo de água. Se a topografia do relevo não permitir esse desvio, deve-se controlar a velocidade e o volume da água que escoa sobre o sulco. Isso pode ser feito com o plantio de grama (se a declividade das paredes do sulco não for muito acentuada) ou com a construção de taludes – degraus responsáveis pela diminuição da velocidade do escoamento da água -, recurso usado em rodovias brasileiras.
       
Outra solução bastante utilizada e difundida é a construção de uma barragem e o conseqüente represamento da água que escoa tanto pela superfície quanto pelo subsolo. Esse represamento faz com que a voçoroca fique submersa e receba pela água sedimentos, que a estabilizam.

Fonte: MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia (ensino médio). São Paulo, Scipione, 2005.

3 comentários:

Luiza disse...

eu aprendi isso na escola semana passada! :)

Regina Bolico disse...

Oi Luiza!
Então agora você sabe o que esse nome estranho significa!
Obrigada pela visita!
Beijo.

Anônimo disse...

oie
entao eu nao sei nada sobre Voçoroca!!! meu 1° ano estudano sobre isso,na minha antiga escola agente nunca tinha feito pesquisa nehuma sobre isso.
e agora estou aki pidindo ajuda!!!
mais só que pidi muito tarde pq tenho q entrega isso amanha...
vejo q essa luiza é muito inteligente pq jah vi varias resposta dela nao sobre só Voçoroca mais como outros temas...

bjs vlw

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...