domingo, 24 de agosto de 2008

A gigantesca ferida aberta no solo

A ação degradante do homem no solo provocou uma gigantesca voçoroca ,uma das mais desastrosas consequências do rompimento dos elos naturais, causando o enfraquecimento biológico do solo e, posteriormente, a inevitável desagregação física. As voçorocas são feridas da terra e podem engolir grandes extensões do solo, como é o caso da gigantesca e profunda voçoroca da vizinha cidade de Fortaleza dos Valos.
Na aula do dia 8 e 9 de agosto, do curso de Educação ambiental, o tema tratado foi solos e a Revolução Verde. Nela foi abordado o uso de agrotóxicos e maquinário agrícola não adaptado às condições do solo tropical. O fato do solo brasileiro ser revirado à maneira como os solos europeus congelados acabou acarretando danos irreversíveis como os grandes buracos causados pela ação do homem e pela força da chuva.
Sábado, dia 23/08, como parte da aula de Gerenciamento dos Recursos Naturais, da professora Ana Lucia Ribeiro, visitamos a enorme voçoroca, linda se não fosse ocasionada pelo maltrato do ser humano ao seu pedaço de chão, ferida aberta que provavelmente nunca será curada.

Fontes: Aula de Gerenciamento dos Recursos Naturais, da prof. drª Ana Lucia de Paula Ribeiro, do curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Naturais.

6 comentários:

ana ribeiro disse...

Regina, fiquei emocionada com o seu blog, precisamos de mais pessoas como vc, o futuro depende de nós e das nossas crianças. Somos professores apaixonados pela nossa profissão e o ensino-aprendizado é constante em nossas vidas para lembrarmos sempre que a terra pertence aos que ainda estão por nascer.

Regina Bolico disse...

Oi Ana!
Obrigada pela visita ao meu blog. As tuas aulas são empolgantes, aprendemos muito com o nossa passeio. Concordo contigo, o futuro depende de nós.
Beijo.

Luiza disse...

Oi. Vim aqui também. Achei o lugar lindo, mas li que não é legal. Não sabia e o nome é bem esquisito. Vou ler mais para entender. Beijos da Luiza.

Regina Bolico disse...

Oi Luiza!
Realmente o lugar é lindo, mas o que causou esses buracões enormes não é nada legal.
Um beijão enorme e volte sempre!

Charlene Stefanello disse...

Oi Regina...
concordo com você, realmente o lugar é lindo, mas o que causou esses buracões enormes não é nada legal. Parabéns pelo seu blog!!!

Regina Bolico disse...

Oi Charlene!
Obrigada pela visita! Volte sempre!
Beijo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...